MORREU DESMOND TUTU, SÍMBOLO DA LUTA CONTRA O APARTHEID E NOBEL DA PAZ

Morreu aos 90 anos o arcebispo sul-africano Desmond Tutu, ganhador do Prémio Nobel da Paz em 1984 por sua luta contra o apartheid na África do Sul. A informação foi confirmada pelo presidente do país, Cyril Ramaphosa.
O arcebispo anglicano estava debilitado há vários meses, durante os quais não falou em público, mas ainda cumprimentava os jornalistas que acompanhavam cada uma das suas saídas recentes, como quando foi tomar a sua vacina contra a covid-19 num hospital ou quando celebrou os seus 90 anos em Outubro.
O funeral do arcebispo anglicano sul-africano Desmond Tutu, ícone da luta contra o regime do apartheid, vai realizar-se no próximo sábado na Catedral de São Jorge, a sua antiga paróquia na Cidade do Cabo, anunciou ontem a sua fundação.
O Presidente da República endereçou condolências ao povo africano, em geral, e ao sul-africano, em particular, pela morte de Desmond Mpilo Tutu. Na sua mensagem, Filipe Nyusi diz que o Arcebispo emérito foi um defensor dos direitos dos oprimidos e da reconciliação entre os sul-africanos.
Activista pelos direitos humanos, falava sobre vários assuntos de relevância mundial. Tutu comandou numerosas marchas e campanhas para acabar com o apartheid, ele foi amigo de toda a vida de Nelson Mandela.
A morte de Tutu ocorre poucas semanas depois da morte do último presidente da era do apartheid na África do Sul, FW de Clerk, que morreu aos 85 anos.

Curiosidade

Desmond Mpilo Tutu foi um arcebispo da Igreja Anglicana consagrado com o Prêmio Nobel da Paz em 1984 por sua luta contra o Apartheid em seu país natal. Desmond é o primeiro negro a ocupar o cargo de Arcebispo da Cidade do Cabo, tendo sido também o Primaz da Igreja Anglicana da África Austral entre 1986 e 1996. 
Next Post Previous Post
No Comment
Add Comment
comment url